top of page
Rachel Debski

Exausto, desmotivado e sem energia: Será que é Burnout?



Você se sente esgotado física e mentalmente?

Sua produtividade caiu e você não consegue mais se concentrar?

A sensação de cansaço e estresse parece te consumir?


Se você se identifica com essas frases, você pode estar sofrendo com o burnout. Essa é uma condição que vem sendo cada vez frequente e fazendo parte da realidade das pessoas e ameaçando a saúde física, mental e profissional delas.

O trabalho é algo que faz parte do dia a dia, que ocupa grande parte do nosso tempo e que pode ser uma causa de adoecimento. Conhecer mais sobre essa condição pode ser essencial para uma vida mais saudável e equilibrada.


O que é burnout?


Também conhecida como a “Síndrome do Esgotamento Profissional” é um estado de esgotamento físico e mental causado pelo estresse crônico no trabalho.

O burnout se desenvolve ao longo do tempo devido a uma exposição prolongada a situações de estresse crônico, como prazos apertados, cargas de trabalho pesadas e falta de controle sobre as responsabilidades que se tem no trabalho. Conforme a pressão aumenta, as pessoas podem começar a se sentir emocionalmente exaustas, desligadas do trabalho e até mesmo cínicas em relação às suas funções profissionais.


Sintomas do burnout


Os sintomas que caracterizam burnout são variados e podem se manifestar de várias formas e intensidades, mas podem incluir:


  • Fadiga e cansaço: Cansaço físico e mental extremo e falta de energia. 

  • Dificuldade de concentração: Dificuldade para se concentrar no trabalho, problemas de memória, lentidão no pensamento, diminuição no rendimento do trabalho. 

  • Sentimentos de cinismo em relação ao trabalho: Começa a desacreditar no seu trabalho e na empresa, perdendo o propósito que tinha em relação ao trabalho. 

  • Problemas de sono: dificuldade para dormir, insônia, sono agitado, cansaço mesmo após dormir. 

  • Problemas físicos: dores de cabeça, tensão muscular, dores no corpo, entre outros. 

  • Irritabilidade: Aumento da irritabilidade, impaciência, explosões de raiva, dificuldade de controlar as emoções. 

  • Baixa autoestima: Sensação de ser inútil, falta de confiança em si mesmo, sentimento de que não é bom o suficiente.


Sempre lembrando que nem todos os que sofrem de burnout apresentam todos os sintomas. A intensidade e a combinação dos sintomas variam de pessoa para pessoa.


Quais as causas do burnout?


O burnout é relacionado


  • Excesso de trabalho: Carga horária excessiva, falta de tempo livre, acúmulo de responsabilidades.

  • Falta de reconhecimento: Sensação de que o seu trabalho não é valorizado, falta de feedback positivo, reconhecimento insuficiente em relação a todo trabalho realizado.

  • Ambiente de trabalho tóxico: Pressões no trabalho, ambiente hostil onde se sente sem importância, relações difíceis com colegas ou superiores, falta de apoio das pessoas com quem trabalha.


Como lidar com o burnout?


Seja o burnout causado por um ambiente de trabalho tóxico, seja causado por características individuais de cada um, existem algumas estratégias para lidar com o problema.


  • Fazer terapia: A terapia pode te ajudar a explorar as causas do burnout e ajudar a lidar com a ansiedade, estresse e sobrecarga.

  • Estabelecer limites no trabalho: Defina horários de trabalho rígidos e evite checar e-mails ou mensagens fora do expediente. Aprenda a dizer "não" a tarefas extras e delegue responsabilidades quando possível.

  • Seja assertivo no trabalho: Tente sempre comunicar as suas necessidades e expectativas de forma clara.

  • Priorizar o autocuidado: Se esforce para cuidar da sua saúde física e mental, fazer exercícios regulares, ter uma alimentação equilibrada, ter uma boa rotina de sono, cultivar seus hobbies.


Conseguir superar o burnout é um processo gradual que exige autocuidado e persistência. Você pode recuperar sua saúde mental e buscar um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, construindo uma carreira mais gratificante e sustentável.




bottom of page